Sobre Nozes


Um grupo bacana de pessoas que escrevem em Itanhaém!
desde Março de 2024
Nossa história
O CENI começou de forma acidental. Após deixar o projeto de Clube de Leitura da Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, Gustavo da Mota e alguns ex-membros do clube julgaram que seria interessante fazer um clube de leitura paralelo - mas Gustavo decidiu pelo foco da escrita, e daí nasceu o CENI.
Inicialmente, o CENI tinha o nome de Voz de Itanhaém, mas depois foi trocado para Nós, para evitar colidir com um outro grupo de mesmo nome.
Em seu primeiro ano, foram feitos ebooks com os textos de todos os membros. Agora, sob este domínio virtual, os textos ficarão disponíveis aqui todo o tempo.
Ainda no seu primeiro ano e a partir de Junho foram feitos saraus mensais (excetuando-se Julho, em virtude da FLITANHAÉM). Nos saraus, os membros são convidados a exporem suas obras para a apreciação do público, e passarem um tempo agradável, bem "pé-no-chão", entre pessoas amigas e amantes da literatura.
650 textos
Só em 2024
5 saraus
Abraçando o público
Ebooks e livros
Nascendo com frequência
Missão
Nossa missão é bastante simples: promover a escrita e a autoestima através dela, permitindo aos membros ambientes seguros para compartilharem o que quiserem escrever, da forma como quiserem escrever.
Além disso, o grupo tem um caráter social, que já planeja ações de promoção à leitura e à escrita na cidade de Itanhaém.
Abordagem
A forma como os membros são convidados a compartilharem suas histórias não é ao acaso. A liberdade para escrever, sem restrições ou tentativas didáticas de "ensinar a escrever", faz com que os membros ampliem seus horizontes de escrita sem precisar fazer nada.
Ao observarem os textos uns dos outros, todos saem ganhando em aprendizado de formas de escrever, de visões de mundo diferentes, e sobretudo de humanidade, ao se permitirem enxergar, por um instante, o mundo através dos olhos de outra pessoa.